Guben 2, a Polonia

Entao chegamos na fronteira da Polonia. Como o pais ainda nao faz parte da EU, tivemos que parar na fronteira. Cidadaos europeus passam rapidinho, mas nossos passaportes verdinhos nos renderam 45 minutos de espera. Tiveram que digitar todos os nomes, descobrir se eramos criminosos ou nao.

Chegamos entao a cidade de Gubin. Sim, na Alemanha é Guben, e na Polonia é Gubin. Era uma cidade só antes das guerras e depois foi dividida. Alias, pelo que eu percebi, a Polonia é mestre em apanhar de paises com sede de poder na regiao... Me contaram de n vezes que a Polonia apanhou, perdeu territorio, apanhou, voltou, etc...

Tentei me lembrar de alguma contribuicao da Polonia pra humanidade e só cheguei no Joao Paulo II. Só.

Achei que ia ser como na Alemanha, mas impressionantemente é tudo diferente. A lingua, as pessoas (mais bonitas), as casas, o clima, a energia do lugar. Era realmente outro pais.

Pedimos uma informacao pra um habitante sobre um bom lugar pra comer. Ele disse que na cidade inteira só tinha um restaurante bom, e que era caro. Tio Frank, o tour manager, falou "ah, é caro pra ele, pra gente é barato."

Eu disse: "É?"

Ele disse "Sim... As coisas aqui sao muito baratas. É inacreditavel. O salario minimo de um alemao é 1500 euros... O de um polones é 200 euros, dificil de acreditar, nao?"

"Nao, Tio Frank. No Brasil é 100 euros".

Acho que essa informacao surreal deu um nó na cabeca europeia de Tio Frank. Outras informacoes tambem dao nó na cabeca dele, como, por exemplo, o fato de no Brasil bandas terem que tocar sem cache, e artistas terem que ter um emprego para viver. Que cousa, nao?

Achamos o restaurante. Pedimos um Zurek e um prato que nao lembro o que era. Realmente era muito barato pra quem pensava em euros. Tio Frank ficou todo feliz dizendo que um Euro valia tres dinheiros de polones. Preferi nao contar pra ele que valia tres dinheiros de brasileiro tambem.

Gostei da polonia. Tem altas coisas destruidas pela guerra que ainda nao foram recosntruidas. E tem um charme do leste europeu interessante. Demos mais uma voltinha na cidade e encaramos mais uma fronteira. Tomar banho e ir fazer show pra people do lago.

Mensagens populares deste blogue

BPM